3 de jan. de 2013

Por Todos os Caminhos da Estrada Real - Caminho Velho




 Pessoal, finalmente abandonei os planejamentos e resolvi partir assim mesmo.
Sem GPS, Sem Roteiro Detalhado, sem grandes equipamentos...
Uma muda de roupas, algumas ferramentas, uns trocados.

De antemão já adianto que foi uma das mais emocionantes viagens que já fiz.
Principalmente por ter sido uma viagem Solo e 85% Off Road, como sempre imaginei fazer.
Outro fato que também me deu muita satisfação pessoal, é que, consegui realizar por completo todos os quatro caminhos da ER..
Inclusive fui até o ultimo Marco do Caminho novo Porto Estrela, o mais dificil, que no momento oportuno eu relato porque.

Caminho Velho (Paraty - Ouro Preto)


Vamos então ao relato e as fotos.

Sexta feira, 24 de Agosto de 2012 as 6:30h, odômetro zerado, Tanque previamente abastecido no dia anterior e mochilas atadas,
ligo a Moto e com o Coração palpitando de felicidades, me despeço da esposa que mais uma vez me incentiva na partida.
Logo já estou na via Dutra rumo a Aparecida onde eu faria as primeiras fotos da viagem.



Basilica e cidade de Aparecida avistados do Mirante da Santa

Primeiro Marco já em estrada de Terra, minutos antes,
 depois de muita procura encontrava o Marco do Campinho em Lorena.

Ali a poucos metros da Garganta do Embaú fui alertado pelo Paulo,

 morador de um sitio proximo, que não conseguiria passar de com a Moto pela Garganta,
 teimoso que sou fui ver com meus olhos..
Derrepente a trilha foi fechando percebi que por ali nem cavalo passava, depois de uma hora perdida resolvi voltar, não sem antes deixar a Moto ir ao chão por duas vezes. Por pouca que a viagem não termina nas primeiras horas.

Temida Serra da Mantiqueira, essas palavras me deixaram apreensivo, Voltei 12 km e pelo asfalto atingi a Garganta, assim me despedia de Cruzeiro - São Paulo e já refeito do susto e feliz , agora já estava em Minas Gerais... agora sim percebia que a Real estava realmente começando.








Trecho: Traituba


Eu sempre gostei das Estradas de Terra, alguns anos atras fui de carro com a familia em Tiradentes e na volta fiz questão de retornar por Carrancas - Cruzilia por estrada de terra, na época nem tinha me dado conta que se tratava de um trecho importante da ER. 



Sede da fazenda Traituba, quando eu tirei esta foto estava de quatro rodas,
 prometi que voltaria a passar por ali em duas rodas

Fiquei muito contente em poder voltar aqui com a Pequena
 e poder tirar outra foto da sede da fazenda

Foto do Cruzeiro fazenda Traituba

Mata Burro da Estrada Real


Pode ser feito de madeira ou ferro, transversal ou longitudinal, sendo comum um vazio central para economizar no material.
Conhecido artifício chamado mata-burro, que permite a rápida passagem de veículos enquanto impede a de animais. O funcionamento é tão óbvio quanto o nome.

O que não é tão óbvio é a minha suposta inteligencia, ao me deparar no primeiro mata-burro longitudinal, confiante me posiciono de modo a passar pela transversal, como sugere a inteligencia. O que eu não contava é que por ser o primeiro estava apreensivo e aconteceu que deixei a Moto morrer bem em cima do mata-eu, por inclivel que pareça, quando tem que dar errado, não tem jeito, da errado mesmo!.. ao apoiar o pé para não desiquilibrar, adivinha onde meu pé apoiou? isso mesmo bem no vão. A sorte de viajar solo é essa, ninguem fotografar numa hora dessas, cai com o pé entre o mata-eu e a moto sobre mim...
Por proteção divina ou sei la o que, não fraturei o tornozelo por sorte ou talvez porque a Lander seja uma Moto leve.






Pessoal eu não conheço historicos de motociclistas que se acidentaram nesse tipo de mata-burro, mas com certeza há, então redobre a atenção.



Trecho: Carrancas











Trecho: Carrancas - São Sebastião da Vitória 











Trecho: São Sebastião da Vitoria - São João Del Rei

Esse trecho é relativamente dificil e demorarado, principalmente por causa de abrir e fechar tantas porteiras nas fazendas,
incrivel, nem eu sei como consegui fazer esse trecho sem GPS.



Adicionar legenda

A minha intencão é ser o mais fiel possivel no caminho Off Road,
faltando 5 km para chegar em São João Del Rei o caminho da ER

Se fecha tanto, que nem mesmo a pé seria facil.



Trecho: São João Del Rei - Tiradentes

Marco na avenida Tancredo Neves - centro de são João Del Rei


Ainda de madrugada e num angulo pouco comum da igreja matriz de Tiradentes.

Ao fundo a imponente serra de são Jose encoberta pela nebrina.
E eu pensando, quantas historias já se passaram por essas ruas.

Já em Bichinhos em frente ao Restaurante da Angela,
legitima cozinha Mineira. Somente para relembrar um almoço em que angu,
 quiabo e ou couve podem muito bem ser estrelas da cozinha.

Trecho: Prados - Lagoa Dourada

Em prados, quando eu vi essa Moto passando por mim, fiz a volta e acompanhei até alcançar o Luiz, um legitimo mineiro, pequeno produtor de leite ali da região e que ainda hoje mantem a tradição de entregar leite de porta em porta na cidade de Prados, nos entendemos e ele me permitiu acompanha-lo em algumas entregas.Insisti para tirar uma foto dele, timido, ele preferiu tirar uma foto minha ao lado da Xizelinha dele... Luiz é um cara tão nota dez, insistiu para que eu conhece o sitio dele, que infelizmente ficou para uma proxima.





Trecho: Lagoa Dourada - Ouro Preto


Neste trecho dois equipamentos me fizeram falta o primeiro foi o GPS, me perdi por varias vezes, e quase não encontrei informações precisas com os locais, 
varias foram as vezes que devido a proximidade intercalei o caminho velho com o caminho novo, porem eu queria ser fiel ao caminho velho, depois de muitas idas e vindas resolvi subir pela serra do Itacolomi asfaltada, a contra gosto, porem me encantei novamente com aquela serra que anos atras já havia me proporcionado deliciosas curvas.

O outro equipamento que fez falta foi a bateria reserva para cãmera fotografica, economizei em tirar fotos justo onde eu considerava mais importante, que era minha chegada em Ouro Preto.





Ainda na Serra ao avistar Ouro Preto,
 já começava festejar o termino do primeiro caminho "O caminho velho"

Um comentário:

  1. Ola Saulo, sensacional sua viagem e seus depoimentos.
    Estou indo encarar o caminho velho da estrada real no final de novembro.
    Irei sozinho e de moto.
    A meu favor terei um GPS e muita disposição.
    Tem um tracklog de GPS no seguinte site: http://www.estradareal.tur.br/caminho-velho
    Aí tem tambem seu respectivo mapa.
    Sabe me informar se nesse percurso assinalado no site consigo fazê-lo todo de moto ou tem algum percurso que de moto não passa?

    Obrigado e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir